[CSI-OT] Tutorial - Colocar nomes em ordem alfabética

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[CSI-OT] Tutorial - Colocar nomes em ordem alfabética

Mensagem por Razengo em Dom 22 Nov 2015, 21:18

Créditos: Razengo e Sandro57547
Atualização: .:melao
Detalhes da última atualização: Atualização informando a não obrigatoriedade em listar nomes em ordem alfabética.


Tutorial - Organizando nomes pelo Excel

O Excel é uma ferramenta office que serve para criação de tabelas, porém também pode ser utilizado para organização de elementos. Segue tutorial rápido e explicativo que se ensina como organizar uma listagem grande de nomes para que estes fiquem rapidamente em ordem alfabética, agilizando, desta forma, a postagem de pontos através do método "lista". É válido lembrar que a partir do dia 04/09, essa ordem não será obrigatória. O tópico serve bom senso em colocar na ordem alfabética:

1. Abra o Excel;
2. Clicando no "meio" da célula que divide A de B, e arrastando o ponteiro, você "aumenta" o tamanho do espaço a ser usado. Observe:





3. Selecione toda a coluna “A” ao clicar na coluna e clique com o botão direito do mouse sobre as linhas selecionadas: escolha a opção “Formatar células”;







OBS: Se seu excel for uma versão mais atualizada, a configuração do passo anterior pode ser feito já nas guias de cima, como mostra a imagem abaixo:



4. Preencha a coluna com os nomes dos oficiais que você quer organizar em ordem alfabética, deixando um nome em cada linha, e depois selecione toda a coluna.



5. Procure a opção “CLASSIFICAR E FILTRAR”, que fica nas guias (parte de cima) do programa; escolha por “Classificar de A a Z”.
OBS: Nas versões mais antiga, a opção se chama “Classificação crescente” e já faz o trabalho de organização.



Pronto! Depois disso, a sua listagem já está organizada em ordem alfabética.



6. Selecione e copie apenas as linhas contendo os nomes que foram organizados e cole no modelo de pontuação, bastando preenchê-lo e postá-lo!





______________________________________________________

Com este tutorial, torna-se mais simples o entendimento com relação à utilização da postagem de pontos através de listas; não esquecer que este tipo de postagem só pode ser feita para oficiais que trabalharem e ganharem a mesma quantidade de pontos! É muito importante ser justo com quem você, instrutor, observa dentro da sede.
Observação: Como nem todos possuem o Microsoft Office (que traz os programas Word, Excel, Power Point, etc.), o google drive disponibiliza aplicativos que funcionam de forma semelhante aos mencionados anteriormente, com a vantagem do armazenamento em nuvem, o que significa que os documentos/planilhas poderão ser acessados de qualquer navegador (inclusive celular), bastando ter apenas internet e uma conta gmail para efetuar o login. Através do google drive, é possível criar planilhas semelhantes ao Excel e documentos de texto semelhantes ao Word. Isso significa que também é possível usar a mesma lógica para organização dos nomes em lista. Experimente, a CSI OPERAÇÃO TÁTICA recomenda! CLIQUE AQUI para saber mais.
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